Nag Hammadi

[Nag Hammadi][bleft]

Apócrifos

[Apocrifos][bsummary]

Profecias

[Série Profecias][twocolumns]

OS ATOS E MARTÍRIO DE ANDRÉ

Traduzido por Alexander Walker. De Pais Ante-Nicene, vol. 8.

___________________________________________________________________________________

Os Atos e Martírio do Apóstolo André

OBS: Tradução automática, este texto ainda está pendente de revisão.
15/02/2020

 O que temos todos, presbíteros e diáconos das igrejas da Acaia, viu com nossos olhos, escrevemos para todas as igrejas estabelecidas em nome de Cristo Jesus, tanto no leste quanto no oeste, norte e sul. Paz para você e para todos os que crêem em um Deus, Trindade perfeita, verdadeiro Pai não-gerado, verdadeiro Filho unigênito, verdadeiro Espírito Santo procedendo do Pai e permanecendo no Filho, para que seja mostrado um Espírito Santo. subsistindo no Pai e Filho em preciosa Divindade. Essa fé que aprendemos do bem-aventurado André, o apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo, cuja paixão também nós, tendo a visto exposta diante de nossos olhos, não hesitamos em prestar contas, de acordo com o grau de habilidade que possuímos.

Consequentemente, o procônsul Ægeates, tendo chegado à cidade de Patras, começou a obrigar os que criam em Cristo a adorar os ídolos; a quem o bem-aventurado André, subindo, disse: Cabe a você, como juiz de homens, reconhecer seu juiz que está no céu e, tendo-o reconhecido, adorá-lo; e adorando Aquele que é o Deus verdadeiro, para desviar seus pensamentos daqueles que não são deuses verdadeiros.

A quem Ægeates disse: Você é André, que destrói os templos dos deuses, e persuade os homens sobre a religião que, tendo surgido ultimamente, os imperadores dos romanos deram ordens para suprimir?

O bem-aventurado André disse: Os imperadores dos romanos nunca reconheceram a verdade. E este o Filho de Deus, que veio por causa da salvação dos homens, ensina manifestamente - que esses ídolos não são não apenas deuses, mas também os demônios mais vergonhosos e hostis à raça humana, ensinando os homens a ofender a Deus, para que ofendido, ele se afasta e não ouve; que, portanto, ao afastar-se e não ouvir, eles podem ser mantidos em cativeiro pelo diabo; e que eles possam trabalha-los de tal maneira que, quando saírem do corpo, possam ser encontrados desertos e nus, levando consigo nada além de pecados.

Ægeates disse: Estas são palavras supérfluas e vãs: quanto ao seu Jesus, por proclamar essas coisas aos judeus, eles o pregaram na árvore da cruz.

O abençoado André, respondendo, disse: Oh, se você reconhecesse o mistério da cruz, com que amor razoável o Autor da vida da raça humana por nossa restauração suportou esta árvore da cruz, não de má vontade, mas de boa vontade!

Ægeates disse: Vendo que, traído por seu próprio discípulo e apreendido pelos judeus, ele foi levado perante o procurador e, de acordo com o pedido deles, foi pregado pelos soldados do procurador, de que maneira você diz que ele suportou voluntariamente a árvore da cruz?

O santo André disse: Por esse motivo, digo de bom grado, já que estava com ele quando ele foi traído por seu discípulo. Pois antes de ser traído, ele falou conosco para que fosse traído e crucificado para a salvação dos homens, e predisse que deveria ressuscitar no terceiro dia. A quem meu irmão Pedro disse: (Mateus 16:22) Longe de você, Senhor; deixe que isso nunca seja. E, enfurecido, disse a Pedro: Fique atrás de mim, Satanás; pois você não está disposto às coisas de Deus. E, para que Ele pudesse explicar completamente que, de bom grado, sofreu a paixão, Ele nos disse: (João 10:18) Tenho poder para dar a minha vida e tenho poder para tomá-la novamente. E, finalmente, enquanto Ele estava jantando conosco, disse: (Mateus 26:21) Um de vocês me trairá. Com essas palavras, portanto, todos se tornam extremamente tristes, para que a suposição fosse livre de dúvidas, ele deixou claro, dizendo: A quem eu der o pedaço de pão da minha mão, é ele quem me trai. Quando, portanto, Ele deu a um de nossos colegas discípulos, e fez um relato do que estava por vir, como se já estivesse presente, mostrou que devia ser traído de boa vontade. Pois ele também não fugiu e deixou seu traidor em falta; mas, permanecendo no lugar em que sabia que estava, esperava-o. e deixar seu traidor em falta; mas, permanecendo no lugar em que sabia que estava, esperava-o. e deixar seu traidor em falta; mas, permanecendo no lugar em que sabia que estava, esperava-o.

Ægeates disse: Eu me pergunto que você, sendo um homem sensato, deseja defendê-lo sob quaisquer termos; pois, de boa ou má vontade, mesmo assim, você admite que ele foi preso à cruz.

O bem-aventurado André disse: Foi o que eu disse, se agora você compreende, que grande é o mistério da cruz, que, se você deseja, como é provável, ouvir, me atenda.
Ægeates disse: Um mistério que não pode ser chamado, mas uma punição.

O bem-aventurado André disse: Esse castigo é o mistério da restauração do homem. Se você ouvir com alguma atenção, provará isso.

Ægeates disse: Eu realmente ouvirei pacientemente; mas você, a menos que me submeta submissamente, receberá o mistério da cruz em si mesmo.

O bem-aventurado André respondeu: Se eu tivesse medo da árvore da cruz, não teria proclamado a glória da cruz.

Ægeates disse: Seu discurso é tolo, porque você proclama que a cruz não é um castigo, e através de sua tolice você não tem medo do castigo da morte.

O santo André disse: Não é pela tolice, mas pela fé que eu não tenho medo do castigo da morte; porque a morte dos pecados é difícil. E, por esse motivo, desejo que você ouça o mistério da cruz, a fim de que, talvez, reconhecendo-a, acredite e acredite, possa vir de uma maneira ou de outra para a renovação de sua alma.

Ægeates disse: Aquilo que se mostra ter perecido é para renovar. Você quer dizer que minha alma pereceu, que você me faz vir a renová-la através da fé, não sei o que, de que você falou?

O bem-aventurado André respondeu: É isso que eu desejo tempo para aprender, que também ensinarei e manifestarei, que, embora as almas dos homens sejam destruídas, elas serão renovadas através do mistério da cruz. Pois o primeiro homem através da árvore da transgressão trouxe a morte; e era necessário para a raça humana que, através do sofrimento da árvore, a morte, que veio ao mundo, fosse expulsa. E desde que o primeiro homem, que trouxe a morte ao mundo através da transgressão da árvore, fora produzido da terra imaculada, era necessário que o Filho de Deus fosse gerado um homem perfeito da virgem imaculada, para que Ele restaurasse vida eterna, que os homens haviam perdido através de Adão, e deveriam cortar a árvore do apetite carnal através da árvore da cruz. Pendurado na cruz, Ele estendeu as mãos irrepreensíveis pelas mãos que haviam sido incontinentemente estendidas; pelo alimento mais doce da árvore proibida, recebeu fel por comida; e levando sobre si nossa mortalidade, Ele fez um presente de Sua imortalidade para nós.

Ægeates disse: Com estas palavras, você será capaz de afastar aqueles que crerem em você; mas, a menos que você venha me conceder isso, que ofereça sacrifícios aos deuses onipotentes, ordenarei que, depois de açoitado, seja preso à mesma cruz que você recomenda.

O bem-aventurado André disse: A Deus Todo-Poderoso, que por si só é verdadeiro, trago sacrifício dia após dia; não a fumaça do incenso, nem a carne dos touros berrantes, nem o sangue dos bodes, mas sacrificando um cordeiro imaculado dia após dia no altar da cruz; e embora todo o povo dos fiéis participe de Seu corpo e beba Seu sangue, o Cordeiro que foi sacrificado permanece depois disso inteiro e vivo. Verdadeiramente, portanto, Ele é sacrificado, e verdadeiramente Seu corpo é comido pelo povo, e Seu sangue é igualmente bêbado; no entanto, como eu disse, Ele permanece inteiro, imaculado e vivo.

Ægeates disse: Como pode ser isso?

O bem-aventurado André disse: Se você souber, tome a forma de um discípulo, para que possa aprender o que está perguntando depois.

Ægeates disse: Exatarei de você através de torturas o dom deste conhecimento.

O bem-aventurado André declarou: Eu me pergunto que você, sendo um homem inteligente, deve cair na loucura de pensar que poderá me convencer, através de suas torturas, a revelar-lhe as coisas sagradas de Deus. Você ouviu o mistério da cruz, você ouviu o mistério do sacrifício. Se você crer em Cristo, o Filho de Deus, que foi crucificado, divulgarei completamente a você de que maneira o Cordeiro que foi morto pode viver, depois de ter sido sacrificado e comido, permanecendo em Seu reino inteiro e imaculado.

Ægeates disse: E de que maneira o cordeiro permanece em seu reino depois de ter sido morto e comido por todo o povo, como você disse?

O bem-aventurado André disse: Se você crer de todo o coração, poderá aprender; mas, se não crer, não deverá, de forma alguma, alcançar a idéia de tal verdade.

Então Ægeates, enfurecido, ordenou que ele fosse trancado na prisão, onde, quando ele foi trancado, uma multidão de pessoas se reuniu com ele de quase toda a província, de modo que eles desejavam matar Ægeates, e destruindo o portas da prisão para libertar o bem-aventurado André apóstolo.

O bem-aventurado André admoestou com estas palavras, dizendo: Não desperte a paz de nosso Senhor Jesus Cristo em tumulto sedicioso e diabólico. Pois meu Senhor, quando foi traído, suportou-o com toda paciência; Ele não se esforçou, não clamou, nem nas ruas alguém o ouviu clamando. (Mateus 12:19) Portanto, também guardais silêncio, sossego e paz; e impedem não o meu martírio, mas preparem-se também de antemão como atletas do Senhor, a fim de que possam vencer as ameaças de uma alma que não tem medo do homem, e que possam se machucar melhor com a perseverança do Senhor. corpo. Pois esta queda temporária não deve ser temida; mas isso deve ser temido que não tem fim. O medo dos homens, então, é como fumaça que, enquanto é levantada e reunida, desaparece. E esses tormentos devem ser temidos que nunca têm um fim. Por esses tormentos, que por acaso são leves, qualquer um pode suportar; mas se forem pesados, logo destruirão a vida. Mas esses tormentos são eternos, onde há choro diário, lamentações, lamentações e torturas sem fim, às quais o proconsul Ægeates não tem medo de ir. Esteja, portanto, bastante preparado para isso, para que, através de aflições temporárias, você possa alcançar um descanso eterno, e possa florescer para sempre, e reinar com Cristo. (2 Coríntios 4:17) a que o procônsul Ægeates não tem medo de ir. Esteja, portanto, bastante preparado para isso, para que, através de aflições temporárias, você possa alcançar um descanso eterno, e possa florescer para sempre, e reinar com Cristo. (2 Coríntios 4:17) a que o procônsul Ægeates não tem medo de ir. Esteja, portanto, bastante preparado para isso, para que, através de aflições temporárias, você possa alcançar um descanso eterno, e possa florescer para sempre, e reinar com Cristo. (2 Coríntios 4:17)

O santo apóstolo André, admoestando o povo com essas e outras palavras semelhantes durante toda a noite, quando amanheceu a luz do dia, quando Ægeates o chamou, ordenou que o abençoado André fosse trazido a ele; e, sentando-se no tribunal, ele disse: Eu pensei que você, por sua reflexão durante a noite, afastou seus pensamentos da loucura e renunciou à sua recomendação de Cristo para que pudesse estar conosco, e não jogue fora os prazeres da vida; pois é loucura chegar, de qualquer propósito, ao sofrimento da cruz e entregar-se aos mais vergonhosos castigos e queimaduras.

O santo André respondeu: Eu poderei ter alegria com você, se você crer em Cristo, e jogar fora a adoração de ídolos; pois Cristo me enviou a esta província, na qual adquiri para Cristo um povo não o menor.

Ægeates disse: Por essa razão, eu o obrigo a fazer uma libação, para que essas pessoas que foram enganadas por você abandonem a vaidade de seus ensinamentos e possam oferecer libações agradecidas aos deuses; pois nem uma cidade permaneceu na Acaia, na qual seus templos não foram abandonados e abandonados. E agora, através de você, que eles sejam novamente restaurados à adoração das imagens, a fim de que também os deuses que se enfureceram contra você, satisfeitos com isso, possam fazer com que você retorne à amizade deles e à nossa. . Mas se não, você espera torturas variadas, por causa da vingança dos deuses; e depois disso, presos à árvore da cruz que você recomenda, você morrerá.

O santo André disse: Escute, ó filho da morte e joio preparado para queimaduras eternas (Mateus 3:12) para mim, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo. Até agora conversei gentilmente com você sobre a perfeição da fé, para que você, recebendo a exposição da verdade, sendo aperfeiçoado como seu justificador, possa desprezar ídolos vãos e adorar a Deus, que está nos céus; mas como você permanece na mesma vergonha, finalmente, e pensa que tenho medo por causa de suas ameaças, traga contra mim tudo o que lhe parecer maior no caminho das torturas. Pois quanto mais serei agradável ao meu rei, mais suportarei torturas pela confissão de seu nome.

Então o proconsul Ægeates, enfurecido, ordenou que o apóstolo de Cristo fosse afligido por torturas. Sendo estendido, portanto, por sete vezes três soldados, e espancado pela violência, ele foi levantado e levado perante os ímpios Ægeates. E ele falou com ele assim: Escute-me, Andrew, e retire seus pensamentos do derramamento de seu sangue; mas, se não me der ouvidos, farei com que pereça na árvore da cruz.

O santo André disse: Eu sou escravo da cruz de Cristo e devo orar para alcançar o troféu da cruz do que ter medo; mas para você está posto tormento eterno, do qual, no entanto, você poderá escapar depois de ter testado minha resistência, se você crer em meu Cristo. Pois estou aflito com a tua destruição e não estou perturbado com o meu próprio sofrimento. Pois meu sofrimento ocupa um espaço de um dia, ou dois, no máximo; mas seu tormento por eras sem fim nunca chegará ao fim. Portanto, doravante, deixem de aumentar suas misérias e acendam fogo eterno para si mesmos.

Ægeates, enfurecido, ordenou que o abençoado André fosse preso à cruz. E ele, deixando todos eles, sobe à cruz e diz com voz clara: Regozija-se, ó cruz, que foi consagrada pelo corpo de Cristo, e adornada pelos Seus membros como se com pérolas. Certamente, antes que meu Senhor subisse em você, você tinha muito medo terreno; mas agora investido no desejo celestial, você está preparado de acordo com minha oração. Pois eu sei, por aqueles que crêem, quantas graças você tem nEle, quantos dons preparados anteriormente. Livre de cuidados, então, e com alegria, venho até você, para que você também exulte possa me receber, o discípulo dEle que foi pendurado em você; porque você sempre foi fiel a mim e desejei abraçá-lo. Ó boa cruz, que recebeu graça e beleza dos membros do Senhor; Quanto ansiava,

E, tendo assim falado, o bem-aventurado André, de pé no chão e olhando seriamente para a cruz, despiu-se e deu suas roupas aos carrascos, depois de pedir aos irmãos que os carrascos viessem e fizessem o que lhes fora ordenado; pois eles estavam em pé a alguma distância. E eles, subindo, o levantaram na cruz; e, esticando o corpo com cordas, eles só amarraram seus pés, mas não romperam suas articulações, tendo recebido essa ordem do procônsul: pois ele desejava que ele estivesse angustiado enquanto pendurado e durante a noite, como ele foi suspenso, para ser comido vivo por cães.

E uma grande multidão de irmãos estava perto, quase vinte mil; e vendo os carrascos se afastando, e que nada haviam feito ao abençoado sobre o que sofrem os que foram enforcados, pensaram que ouviriam novamente algo dele; pois seguramente, enquanto estava pendurado, ele moveu a cabeça sorrindo. E Stratocles perguntou-lhe: Por que você está sorrindo, André, servo de Deus? Seu riso nos faz lamentar e chorar, porque somos privados de você. E o bem-aventurado André respondeu: Não devo rir, meu filho Stratocles, da estratagema vazia de Ægeates, pela qual ele pensa em se vingar de nós? Não temos nada a ver com ele e seus planos. Ele não pode ouvir; pois, se pudesse, estaria ciente, tendo aprendido por experiência própria, que um homem de Jesus é impune.

E, tendo assim falado, ele discursou a todos em comum, pois o povo se enfureceu com o julgamento injusto de Ægeates: Vocês homens que estão ao meu lado, mulheres, crianças, e idosos, escravos e livres, e tantos quanto quiserem. ouvir; Peço-lhe que abandone toda esta vida, você que por minha causa se reuniu aqui; e apressa-te a tomar sobre ti a minha vida, que leva às coisas celestiais, e de uma vez por todas desprezar todas as coisas temporárias, confirmando os propósitos daqueles que crêem em Cristo. E ele exortou a todos, ensinando que os sofrimentos dessa vida transitória não são dignos de serem comparados com a recompensa futura da vida eterna.

E a multidão que ouviu o que foi dito por ele não se afastou do lugar, e o abençoado André continuou preferindo lhes dizer mais do que ele havia falado. E tanto foi dito por ele, que um espaço de três dias e noites foi ocupado, e ninguém se cansou e se afastou dele. E quando também no quarto dia viram sua nobreza, a indecência de seu intelecto, a multidão de suas palavras, a utilidade de suas exortações, a firmeza de sua alma, a sobriedade de seu espírito e a firmeza. de sua mente e da perfeição de sua razão, eles ficaram furiosos com Ægeates; e todos, de uma só vez, apressaram-se ao tribunal e clamaram a Ægeates, que estava sentado, dizendo: Qual é o seu julgamento, ó procônsul? Você julgou impiamente; seus prêmios são ímpios. No que o homem fez de errado; que mal ele fez? A cidade foi alvoroçada; você lamenta a todos nós; não trair a cidade de Cæsar. Conceda de boa vontade aos acaus um homem justo; conceda-nos de bom grado um homem piedoso a Deus; não mate à morte um homem piedoso. Ele passou quatro dias pendurado e está vivo; não tendo comido nada, ele nos encheu todos. Derrube o homem da cruz, e todos procuraremos sabedoria; liberte o homem, e a todos os que estão na Acaia será mostrada misericórdia. Não é necessário que ele sofra isso, porque, apesar de suspenso, ele não deixa de proclamar a verdade. Ele nos encheu todos. Derrube o homem da cruz, e todos procuraremos sabedoria; liberte o homem, e a todos os que estão na Acaia será mostrada misericórdia. Não é necessário que ele sofra isso, porque, apesar de suspenso, ele não deixa de proclamar a verdade. Ele nos encheu todos. Derrube o homem da cruz, e todos procuraremos sabedoria; liberte o homem, e a todos os que estão na Acaia será mostrada misericórdia. Não é necessário que ele sofra isso, porque, apesar de suspenso, ele não deixa de proclamar a verdade.

E quando o procônsul se recusou a ouvi-los, primeiro assinando com a mão a multidão para se retirar, eles começaram a se encorajar contra ele, chegando a cerca de vinte mil. E o procônsul, vendo que, de alguma forma, ficaram enlouquecidos, com medo de que algo assustador lhe acontecesse, levantou-se do tribunal e partiu com eles, prometendo libertar o bem-aventurado André. E alguns prosseguiram antes para contar ao apóstolo a causa pela qual eles vieram ao local.

Enquanto toda a multidão, portanto, exultava que o abençoado André fosse libertado, o procônsul subisse, e todos os irmãos se alegrando com Maximilla, o bem-aventurado André, ao ouvir isso, disse aos irmãos que estavam ao lado: O que é necessário para eu dizer a ele, quando estiver partindo para o Senhor, também o direi. Por que motivo você voltou a nos procurar, Egeates? Por que motivo você, sendo um estranho para nós, vem até nós? O que você ousará novamente fazer, o que inventar? Nos digam. Você veio nos libertar por ter mudado de idéia? Eu não concordo com você que você realmente mudou de idéia. Nem eu acreditaria em você, dizendo que você é meu amigo. Você, ó procônsul, libera aquele que foi amarrado? De jeito nenhum. Pois eu tenho Um com quem serei para sempre; Eu tenho Aquele com quem viverei por incontáveis ​​eras. Para ele eu vou; Apresso-me a ele, que também me fez conhecer, disse-me: Que aquele homem amedrontado não te assuste; não penses que ele te agarrará, que és meu; porque ele é teu inimigo. Por isso, tendo-te conhecido por aquele que se voltou para mim, sou libertado de ti. Mas se você deseja crer em Cristo, haverá tempo, como eu prometi, um meio de acesso; mas se você veio apenas para me libertar, depois disso não poderei ser trazido desta cruz vivo no corpo. Pois eu e meus parentes partimos por conta própria, permitindo que você seja o que é e o que não sabe sobre si mesmo. Pois já vejo meu rei, já o adoro, já estou diante dEle, onde está a comunhão dos anjos, onde Ele reina o único imperador, onde há luz sem noite, onde as flores nunca desaparecem, onde nunca se conhece problemas, nem se escuta o nome da dor, onde há alegria e exultação que não têm fim. Ó cruz abençoada! Sem o desejo de você, ninguém entra nesse lugar. Ægeates, porém, estou angustiado com suas próprias misérias, porque a perdição eterna está pronta para recebê-lo. Corra então, por seu próprio bem, ó lamentável, enquanto ainda assim você pode, para que porventura você deseje quando não puder.

Quando, portanto, ele tentou se aproximar da árvore da cruz, a fim de libertar o bem-aventurado André, com toda a cidade aplaudindo-o, o santo André disse em voz alta: Não sofra André, amarrado à Tua árvore, para seja libertado, ó Senhor; não me entregues quem está no teu mistério ao diabo sem vergonha. Ó Jesus Cristo, não me liberte o teu adversário, que foi enforcado pelo teu favor; Ó Pai, que este homem insignificante não mais humilhe aquele que conhece a Tua grandeza. Os carrascos, portanto, estendendo as mãos, não foram capazes de tocá-lo. Outros, então, e outros se esforçaram para libertá-lo, e ninguém conseguiu se aproximar dele; pois seus braços estavam embotados.

Então, o bem-aventurado André, depois de ajeitar o povo, disse: Peço-lhe sinceramente, irmãos, que primeiro faça uma oração ao meu Senhor. Então comecei a me libertar. Todo o povo, portanto, ficou quieto por causa do ajuste. Então, o bem-aventurado André, com um grande clamor, disse: Não permita, ó Senhor, que seu servo neste momento seja removido de você; pois está na hora de meu corpo estar comprometido com a terra, e você deve ordenar que eu vá até você. Você que dá a vida eterna, meu Mestre, a quem amei, a quem nesta cruz confesso, a quem conheço, a quem possuo, me receba, ó Senhor; e como eu te confessei e te obedeci, agora agora nesta palavra me ouve; e, antes que meu corpo desça da cruz, receba-me para Si mesmo, para que, com minha partida, possa ter acesso a Você de muitos de meus parentes, encontrando descanso para si em Sua majestade.

Quando, portanto, ele disse isso, ficou à vista de todos alegres e exultantes; pois um esplendor excessivo como um raio que brilha do céu brilhou sobre ele, e o envolveu de tal maneira que, em conseqüência de tal brilho, os olhos mortais não conseguiram mais vê-lo. E a luz deslumbrante permaneceu no espaço de meia hora. E quando ele falou e glorificou o Senhor ainda mais, a luz se retirou e ele abandonou o fantasma. Juntamente com o próprio brilho, partiu para o Senhor, dando-Lhe agradecimentos.

E depois da morte do apóstolo André mais abençoado, Maximilla sendo a mais poderosa das mulheres notáveis, e continuando entre as que vieram, assim que soube que o apóstolo havia partido para o Senhor, apareceu e voltou sua atenção. à cruz, junto com Stratocles, não prestando atenção a todos os que estavam de pé, e com reverência derrubou da cruz o corpo do apóstolo mais abençoado. E, ao cair da tarde, dando-lhe os cuidados necessários, ela preparou o corpo para o enterro com especiarias caras e o colocou em sua própria tumba. Pois ela havia se separado de Ægeates por causa de sua disposição brutal e conduta sem lei, tendo escolhido para si uma vida santa e tranquila; e unida ao amor de Cristo, ela passou a vida abençoadamente junto com os irmãos.

Ægeates tinha sido muito importuno com ela, e prometeu que a faria amante de sua riqueza; mas não tendo conseguido convencê-la, ele ficou muito enfurecido e determinado a fazer uma acusação pública contra todo o povo e a enviar a Cæsar uma acusação contra Maximilla e todo o povo. E enquanto ele organizava essas coisas na presença de seus oficiais, na calada da noite ele se levantou e não foi visto por todo o seu povo, tendo sido atormentado pelo diabo, ele caiu de uma grande altura e rolou no meio do mercado da cidade, deu o último suspiro.

E isso foi relatado a seu irmão Stratocles; e ele enviou seus servos, dizendo que eles deveriam enterrá-lo entre aqueles que haviam morrido violentamente. Mas ele não procurou nada de sua substância, dizendo: Não permita que meu Senhor Jesus Cristo, em quem eu creia, toque em qualquer coisa que seja dos bens de meu irmão, que a condenação daquele que ousou exterminar o apóstolo da Senhor não pode me desonrar.

Essas coisas foram feitas na província de Acaia, na cidade de Patras, no dia anterior às caladas de dezembro, onde suas boas ações são lembradas até hoje, para a glória e louvor de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem seja glória para todo o sempre.
Amém.

____________________________________________________________________________________
 Fonte: http://gnosis.org/library/actand2.htm

Nenhum comentário:

Obrigado pelo contato, em breve retornaremos...